Edições TIGRE DE PAPEL

A edição de livros é uma das componentes do projecto da Tigre de Papel. Não aspiramos a ter um ritmo de edição muito intenso, mas queremos ir publicando alguns livros – sejam originais ou traduções – sobre temas que nos parecem interessantes e em torno dos quais também estruturamos a programação e o espaço da livraria. Não temos uma linha editorial excessivamente fixa, quer em termos temáticos quer de formato, pelo que temos gosto em receber e avaliar quaisquer propostas de edição que nos cheguem. Essas propostas devem ser enviadas para geral@tigrepapel.pt.

img-book

Gravidez
de Júlia Barata

de: Júlia Barata

Júlia Barata tornou-se mãe e deu à luz o livro Gravidez. Esta é a sua história rumo à maternidade, uma aventura intercontinental onde se desenham várias cidades, pessoas, espaços e encontros. Entre a festa e a melancolia, Gravidez é um relato de uma geração. Júlia Barata, no seu tom cómico punk, partilha connosco o fluxo da sua consciência. Os seus desenhos, feitos catarse a preto e branco, são engenhosos. Aqui tudo tem a escala da verdade, e saber-se desenhar assim é um dom. (Maria Condado)

13,00

Tag:
Autor/a
Livros disponíveis de Júlia Barata
sobre o livro
Detalhes

Editora: Tigre de Papel
Data de publicação: 2017
Nº de páginas: 152

img-book

A Vida entre Edifícios
de Jan Gehl

de: Jan Gehl

Nesta primeira e célebre obra de Jan Gehl, e cuja primeira publicação data de 1971, assistimos à tentativa de entender como é que a substância da vida nas cidades foi malograda com os desenvolvimentos do planeamento urbano do pós-guerra. Feito o diagnóstico, o autor apresenta uma gramática para o desenho urbano que possa tornar as cidades aptas a receber e a guardar a preciosa vida entre edifícios. Abundantemente ilustrado, numa linguagem simples e acessível, esta obra de Jan Gehl conduz-nos à constatação de uma perda, mas também à consciência das amplas oportunidades disponíveis para transformar o espaço público em locais de encontro, demora e fruição.

17,75

Tag:
Autor/a
Livros disponíveis de Jan Gehl
sobre o livro
Detalhes

Editora: Tigre de Papel e Cicloficina dos Anjos
Data de publicação: 2017 (1971)
Nº de páginas: 216

img-book

Lex Icon
de Salette Tavares

de: Salette Tavares

Lex Icon foi publicado originalmente em 1971, pela Moraes Editores, na sua célebre colecção «Círculo de Poesia». O volume que a Tigre de Papel agora dá à estampa, em reedição fac-similada, volta a tornar disponível uma obra fundamental do movimento da chamada poesia experimental portuguesa – de que Salette Tavares foi uma das figuras mais preeminentes – há muito esgotada.

No contexto da obra de Salette Tavares, Lex Icon é um ponto alto de um processo, iniciado com a publicação de Espelho Cego, em 1957, de produção de uma linguagem poética híbrida, que esbate fronteiras entre texto, sons, imagens e objectos, ao mesmo tempo que se constitui como uma profunda reflexão teórica sobre o modo do fazer poético, intimamente identificado com o trabalho de «fabricação» do artesão, num exercício minucioso de permanente desconstrução de significados.

Lex Icon está dividido em três partes: «Lex», «Icon» e «Lex Icon». As duas primeiras partes são compostas apenas por um poema cada uma, constituindo ambas uma espécie de função de mote. A terceira parte é composta por 26 poemas, cada um deles dedicado a um objecto da casa.

13,00

Tag:
Autor/a
Livros disponíveis de Salette Tavares
sobre o livro
Detalhes

Editora: Tigre de Papel
Data de publicação: 2017 (1971)
Nº de páginas: 88