Edições TIGRE DE PAPEL

A edição de livros é uma das componentes do projecto da Tigre de Papel. Não aspiramos a ter um ritmo de edição muito intenso, mas queremos ir publicando alguns livros – sejam originais ou traduções – sobre temas que nos parecem interessantes e em torno dos quais também estruturamos a programação e o espaço da livraria. Não temos uma linha editorial excessivamente fixa, quer em termos temáticos quer de formato, pelo que temos gosto em receber e avaliar quaisquer propostas de edição que nos cheguem. Essas propostas devem ser enviadas para geral@tigrepapel.pt.

img-book

Os Bancos: antes da nacionalização
de António Aragão

de: António Aragão

Os Bancos: antes da nacionalização é um livro de poesia experimental de António Aragão, publicado pelo autor em 1975, agora editado pela Tigre de Papel em edição fac-simile, com prefácio de Inês Cardoso. Escritos ainda antes do 25 de Abril, os poemas que compõem o volume constituem um vigoroso e mordaz exercício de crítica ao papel dos mecanismos de dominação política e económica. Do ponto de vista formal, e na esteira do percurso poético de Aragão, o livro trabalha intensamente no cruzamento do texto com a imagem e na preponderância da sua dimensão visual, contando com a colaboração do cineasta e escultor austríaco Helmut M. Winkelmayer. Como se refere no prefácio, «a manipulação das fotografias de Helmut Winkelmayer assenta no princípio da intromissão de pequenos bancos de madeira em contextos inesperados, perpetuando o jogo mordaz efetuado ao nível da duplicidade de interpretações que a palavra banco comporta. De facto, à semelhança dos diferentes poemas presentes neste volume, também as fotomontagens revertem para uma destruição criativa da ordem estipulada.»

13,00

Tag:
Livros disponíveis de António Aragão
sobre o livro
Detalhes

Editora: Tigre de Papel
Data de publicação: 2019
Nº de páginas: 110

img-book

Irrar
de Salette Tavares

de: Salette Tavares

Podemos considerar Irrar como um longo poema concreto em prosa. Mas trata-se também de uma narrativa que acompanha a errância/«irrância» infindável da narradora-«pueta» pelas paisagens concretas e mentais duma Lisboa de todos os tempos. A morte, omnipresente através da personagem da tia cancerosa, abre o espaço e o tempo para uma eternidade filosófico-poética mediante a meditação e a visão.

O leitor é convidado a «irrar» também pela língua portuguesa, dando irros que desafiam qualquer reforma ortográfica. A voz da poeta rebela-se contra a norma, conferindo um tom irónico e humorístico à sua narração «hilariante», à sua «brincadeira».

A língua inventada por Salette Tavares em Irrar abunda em efeitos de oralidade, a par com referências sábias. Sendo um texto experimental, Irrar promove um humanismo feito de encontros, de atenção aos outros, de cuidados, é dizer de amor.

13,00

Tag:
Autor/a
Livros disponíveis de Salette Tavares
sobre o livro
Detalhes

Editora: Tigre de Papel
Data de publicação: 2019
Nº de páginas: 88

img-book

Outro Outro
de Salette Tavares

de: Salette Tavares

Esta narrativa breve, Outro Outro, escrita em 1963 mas inédita até hoje, de uma autora conhecida pela sua produção poética, gráfica e espacial, submete o leitor a um ritmo cinemático, simultaneamente sincopado e descontínuo, mas também musical, equilibrado e cadenciado. Construída com frases curtas, uma linguagem palpitante plena de elipses e cortes, é um texto antecipador dos ritmos acelerados do nosso tempo, num estilo que executa, pela escrita, princípios da montagem e da polirritmia. Nela acompanhamos uma personagem quase misteriosa, deambulando pela cidade, às voltas e em círculos, numa pulsação que transforma a cidade numa intermitência de luzes, ecos e ruídos, sempre em alternância com o vazio e os silêncios súbitos.

A oscilação deste caminhar em volta é, também, o percurso de uma auto-descoberta. Feita de hesitações e descontinuidades, esta prosa poética segue a um ritmo alucinante, prendendo o leitor, obrigando-o a adivinhar que plano se segue, que cena sucede. Acutilante descrição de um espaço urbano em formação, aqui a metrópole portuguesa surge fulgurante, com todos os seus contrastes e contradições. Um texto actual, vivo, num crescendo que prenderá a atenção dos leitores.

13,00

Tag:
Autor/a
Livros disponíveis de Salette Tavares
sobre o livro
Detalhes

Editora: Tigre de Papel
Data de publicação: 2019
Nº de páginas: 104

img-book

Direito de Fuga
de Sandro Mezzadra

de: Sandro Mezzadra

Sandro Mezzandra é sociólogo e professor na Universidade de Bolonha e na Universidade de Western Sydney. Tem trabalhado em torno das relações entre globalização, migração e cidadania.

Sinal de cobardia, traição ou simplesmente medo, a fuga é uma categoria que não conta com muito adeptos. Neste livro, porém a fuga é positivamente reinventada. Sob a figura do direito de fuga, Sandro Mezzandra traz ao leitor notícias do direito de evasão e da vontade de libertação dos que os movimentos migratórios – ainda que sempre disciplinados, reprimidos e refreados – jamais deixam de se exprimir.

A condição migrante constitui assim um lugar de uma tensão. De um lado, a violência da repressão infligida sobre os imigrantes, nas fronteiras dos Estados nacionais, que no quadro liberal da globalização tanto promovem a circulação de mercadorias como se dedicam ao controlo da liberdade de movimento humano; de outro lado, temos a subjetividade migrante, que nos convida a pensar os movimentos migratórios como movimentos sociais, que, como as revoltas escravas ou os movimentos anticoloniais, têm o poder de transformar o mundo globalizado em que vivemos.

14,95

Tag:
Autor/a
Livros disponíveis de Sandro Mezzadra
sobre o livro
Detalhes

Editora: Tigre de Papel
Data de publicação: 2019 (2001)
Nº de páginas: 188

img-book

O Lugar de Todos. Interpretar o Espaço Público Urbano
de Ana Brandão e Pedro Brandão (coord.)

de: Ana Brandão, Pedro Brandão,

Depois de A Vida entre Edifícios, de Jan Gehl, e de A Cidade em Movimento, de Oriol Nel-lo, a Tigre de Papel regressa agora à publicação sobre as temáticas da cidade. O Lugar de Todos. Interpretar o Espaço Público Urbano é um livro coordenado por Ana Brandão e Pedro Brandão, no âmbito de um projecto de investigação PSSS, e que reúne perto de três dezenas de ensaios sobre o espaço público e as suas transformações e dinâmicas.

Neste panorama, propor uma interpretação dos espaços públicos urbanos é uma tarefa ambiciosa as necessária. Que conhecimento podemos usar para interpretar o espaço público contemporâneo? Este livro oferece algumas respostas possíveis a esta pergunta, a partir da análise de processos de transformação do espaço público, em contactos urbanos e geografias variadas, estudando problemas e desafios que aí se colocam ou revelam.

17,75

Tag:
Autor/a
Livros disponíveis de Ana Brandão
Autor/a
Livros disponíveis de Pedro Brandão
sobre o livro
Detalhes

Editora: Tigre de Papel
Data de publicação: 2019
Nº de páginas: 160

img-book

A Cidade em Movimento
de Oriol Nel·lo

de: Oriol Nel·lo

A Cidade em Movimento debruça-se sobre o auge dos movimentos urbanos contemporâneos, especialmente aqueles que, apesar das circunstâncias adversas, buscam a reconstrução da vida em comum na sociedade. Um fenómeno particularmente visível nos países do Sul da Europa que, longe de traduzir meras estratégias defensivas perante a crise e as políticas que a acompanham, propõe alternativas ambientais, económicas e sociais com crescente incidência nas instituições e na política.

14,95

Tag:
Autor/a
Livros disponíveis de Oriol Nel·lo
sobre o livro
Detalhes

Editora: Tigre de Papel
Data de publicação: 2018 (2015)
Nº de páginas: 240

img-book

Gravidez
de Júlia Barata

de: Júlia Barata

Júlia Barata tornou-se mãe e deu à luz o livro Gravidez. Esta é a sua história rumo à maternidade, uma aventura intercontinental onde se desenham várias cidades, pessoas, espaços e encontros. Entre a festa e a melancolia, Gravidez é um relato de uma geração. Júlia Barata, no seu tom cómico punk, partilha connosco o fluxo da sua consciência. Os seus desenhos, feitos catarse a preto e branco, são engenhosos. Aqui tudo tem a escala da verdade, e saber-se desenhar assim é um dom. (Maria Condado)

13,00

Tag:
Autor/a
Livros disponíveis de Júlia Barata
sobre o livro
Detalhes

Editora: Tigre de Papel
Data de publicação: 2017
Nº de páginas: 152

img-book

A Vida entre Edifícios
de Jan Gehl

de: Jan Gehl

Nesta primeira e célebre obra de Jan Gehl, e cuja primeira publicação data de 1971, assistimos à tentativa de entender como é que a substância da vida nas cidades foi malograda com os desenvolvimentos do planeamento urbano do pós-guerra. Feito o diagnóstico, o autor apresenta uma gramática para o desenho urbano que possa tornar as cidades aptas a receber e a guardar a preciosa vida entre edifícios. Abundantemente ilustrado, numa linguagem simples e acessível, esta obra de Jan Gehl conduz-nos à constatação de uma perda, mas também à consciência das amplas oportunidades disponíveis para transformar o espaço público em locais de encontro, demora e fruição.

17,75

Tag:
Autor/a
Livros disponíveis de Jan Gehl
sobre o livro
Detalhes

Editora: Tigre de Papel e Cicloficina dos Anjos
Data de publicação: 2017 (1971)
Nº de páginas: 216

img-book

Lex Icon
de Salette Tavares

de: Salette Tavares

Lex Icon foi publicado originalmente em 1971, pela Moraes Editores, na sua célebre colecção «Círculo de Poesia». O volume que a Tigre de Papel agora dá à estampa, em reedição fac-similada, volta a tornar disponível uma obra fundamental do movimento da chamada poesia experimental portuguesa – de que Salette Tavares foi uma das figuras mais preeminentes – há muito esgotada.

No contexto da obra de Salette Tavares, Lex Icon é um ponto alto de um processo, iniciado com a publicação de Espelho Cego, em 1957, de produção de uma linguagem poética híbrida, que esbate fronteiras entre texto, sons, imagens e objectos, ao mesmo tempo que se constitui como uma profunda reflexão teórica sobre o modo do fazer poético, intimamente identificado com o trabalho de «fabricação» do artesão, num exercício minucioso de permanente desconstrução de significados.

Lex Icon está dividido em três partes: «Lex», «Icon» e «Lex Icon». As duas primeiras partes são compostas apenas por um poema cada uma, constituindo ambas uma espécie de função de mote. A terceira parte é composta por 26 poemas, cada um deles dedicado a um objecto da casa.

13,00

Tag:
Autor/a
Livros disponíveis de Salette Tavares
sobre o livro
Detalhes

Editora: Tigre de Papel
Data de publicação: 2017 (1971)
Nº de páginas: 88