img-book

Cinema Tivoli. Memórias da Avenida
de Duarte de Lima Mayer e João Monteiro Rodrigues

de: Duarte de Lima Mayer, João Monteiro Rodrigues,

Livro sobre a história da elegante sala de espetáculos lisboeta, tão importante no panorama sociocultural da cidade. Fundado pela família Lima Mayer com um espírito não alheio a um certo cosmopolitismo elegante e europeu, o Tivoli, simbolizado por um bouquet de quatro rosas, ofereceu «rosas» a uma Lisboa que se vestia de gala para o frequentar. […]

60,00

Tag:
Livros disponíveis de Duarte de Lima Mayer
Livros disponíveis de João Monteiro Rodrigues
sobre o livro
Overview

Livro sobre a história da elegante sala de espetáculos lisboeta, tão importante no panorama sociocultural da cidade. Fundado pela família Lima Mayer com um espírito não alheio a um certo cosmopolitismo elegante e europeu, o Tivoli, simbolizado por um bouquet de quatro rosas, ofereceu «rosas» a uma Lisboa que se vestia de gala para o frequentar. Foi um agente cultural de peso, formando gerações, colaborou activamente com a Sociedade de Concertos de Lisboa, com Pedro de Freitas Branco e a Marquesa de Cadaval, aí se organizaram, antes da inauguração da sua sede, perto de 100 concertos da então recentemente criada orquestra e coro Gulbenkian. Viu nascer o Concurso Internacional Vianna da Motta. É tal a rica história do Tivoli, que se pode dizer ter sido um verdadeiro «centro cultural», mas também um local onde se ia para conviver.

São muitas as memórias que o Tivoli desperta, e é a alma desse lugar que este livro pretende convocar e devolver à cidade. Com um espólio amplo de imagens não publicadas, testemunhos variados e textos de fundo de vários autores reconhecidos nas respetivas áreas (desde o cinema, à música, passando pelo teatro e pela dança, sem esquecer a peça magnífica de arquitectura que o próprio edifício representa, da autoria de Raul Lino, e a inserção do mesmo no espírito da Avenida), o livro é uma edição de luxo, de capa dura, com perto de 300 páginas.

Detalhes

Editora: Building Ideas
Data de publicação: 2016
Nº de páginas: 295