img-book
Categorias: , Etiqueta:

Esquerdas e Esquerdismo: da Primeira Internacional de Porto Alegre
de Octavio Rodrigues Araújo

de: Octavio Rodrigues Araújo

Numa primeira abordagem às esquerdas, poderia parecer que estas se encontram apagadas ou silenciadas, que inclusive estão a ser erradicadas do cenário político pela via eleitoral. No entanto, deram-se acontecimentos que apresentam a possibilidade de um novo caminho para as esquerdas. Esta possibilidade não deixa de lado as diferenças de estratégia dos diversos grupos ou organizações políticas, nem a discussão sobre se são comunidades teóricas ou de acção política; a única coisa que é evidente é que, na actualidade, existe uma visão comum na maioria delas: a oposição à globalização neoliberal.
A pergunta fundamental é se as chamadas novas esquerdas são capazes de propor outras soluções além da sua oposição, se são capazes de manter objectivos claros no meio da sua composição plural e se sabem onde querem chegar.
Fazer uma reflexão sobre o que têm sido as esquerdas e o esquerdismo é a intenção deste livro, no qual se apresenta uma ilação de discussões e acontecimentos desde a Primeira Internacional até ao segundo Fórum Social Mundial de Porto Alegre que, como experiências, podem apontar uma direção para o futuro.

8,00

Tag:
Livros disponíveis de Octavio Rodrigues Araújo
sobre o livro
Detalhes

Editora: Campo das Letras
Data de publicação: 2006
Nº de páginas: 232