img-book
Categorias: , Etiqueta:

Psicopolítica
de Byung-Chul Han

de: Byung-Chul Han

Este livro começa com uma análise da liberdade como projecto e desenvolve-se como olhar crítico sobre as novas técnicas de poder do capitalismo, que influenciam a vida psíquica, convertendo-a na sua principal força de produção. Para Byung-Chul Han, a psicopolítica configura uma técnica de dominação que, em vez dos antigos métodos opressores, recorre a um […]

12,00

Tag:
Autor/a
Livros disponíveis de Byung-Chul Han
sobre o livro
Overview

Este livro começa com uma análise da liberdade como projecto e desenvolve-se como olhar crítico sobre as novas técnicas de poder do capitalismo, que influenciam a vida psíquica, convertendo-a na sua principal força de produção.
Para Byung-Chul Han, a psicopolítica configura uma técnica de dominação que, em vez dos antigos métodos opressores, recorre a um poder sedutor e inteligente, que consegue que as mulheres e os homens se submetam por si próprios às forças de dominação.
Num tal sistema, o sujeito que se submete não tem consciência da sua submissão. A eficácia do psicopoder baseia-se no facto de o indivíduo se pensar livre, quando na realidade o sistema explora a sua liberdade.
A psicopolítica serve-se do Big Data, que, como se fosse um Big Brother digital, se apropria e utiliza os dados que os indivíduos lhe entregam de modo voluntário e até efusivo. Os elementos assim recolhidos permitem prever comportamentos e condicioná-los em níveis subconscientes.
É desse modo que a liberdade de expressão e a hipercomunicação, que se difundem nas diferentes redes sociais, se convertem em controlo e vigilância, conduzindo a uma autêntica crise da liberdade.
Mas, segundo o filósofo germano-coreano, há uma «arte da vida» capaz de contrariar uma tal tendência.

Detalhes

Editora: Relógio d’Água
Data de publicação: 2015
Nº de páginas: 104