
Apresentação e debate em torno do livro The Psychic Lives of Statues
Estátuas controversas e memória cultural
‘The Psychic Lives of Statues’: apresentação e debate em Lisboa
Rahul Rao, Sanjay Seth e Afonso Dias Ramos na Tigre de Papel, a 28 de março
O novo livro de Rahul Rao The Psychic Lives of Statues: Reckoning with the Rubble of Empire é apresentado a 28 de março, às 18h, na livraria Tigre de Papel, em Lisboa, num debate com a participação do autor, do historiador Sanjay Seth e do historiador de arte Afonso Dias Ramos, investigador do IHA – NOVA FCSH / IN2PAST.
The Psychic Lives of Statues é “uma exploração das controvérsias globais sobre estátuas”, segundo nota da editora, a Pluto Press, com Rao a levar os leitores numa viagem pela África do Sul, Inglaterra, Estados Unidos, Gana, Índia, Austrália e Escócia, “revelando como as controvérsias sobre estátuas reorganizaram dramaticamente o cânone do pensamento político anticolonial.“
Rahul Rao é professor (Reader) de Pensamento Político Internacional na Escola de Relações Internacionais da Universidade de St. Andrews, Escócia, onde Sanjay Seth é Professor de Teoria Pós-colonial e Pensamento Político. Organizado pelo IN2PAST, este encontro integra a programação de março da Tigre de Papel e a entrada é livre, sujeita à capacidade do espaço. Rahul Rao e Sanjay Seth deslocam-se a Portugal no âmbito de uma iniciativa conjunta do Laboratório Associado IN2PAST e da Universidade de St. Andrews com vista à preparação de projetos internacionais futuros.
Esta iniciativa, que no final de janeiro levou Afonso Dias Ramos e Mariana Pinto dos Santos, também investigadora do IHA – NOVA FCSH / IN2PAST, até àquela universidade escocesa, tem o apoio do Research Innovation Scotland International Collaboration Fund, um fundo que visa promover a ligação entre a Escócia e parceiros de investigação europeus a fim de reforçar relações de investigação existentes e de semear futuras, criando vias para o financiamento da investigação europeia.