Lançamento de Lex Icon, de Salette Tavares
dia 29/05/2017

O passado sábado, dia 27, foi um dia especial na Tigre de Papel. Foi com enorme gosto, e com o espaço da livraria repleto, que lançámos o primeiro livro com a chancela da Tigre de Papel. Abrimos a nossa actividade editorial com uma reedição fac-similada do livro Lex Icon, de Salette Tavares, uma obra originalmente publicada em 1971 na célebre colecção «Círculo de Poesia», da Moraes Editores, e há muito esgotada.

O programa do dia começou às 17h, com uma sessão de leitura de alguns poemas de Lex Icon, pelo cantor lírico Luís Madureira, e uma intervenção enquadradora do livro, por Rui Torres, professor e responsável pelo arquivo online de poseia experimental po-ex.net. Alguns familiares de Salette Tavares presentes na sessão tiveram ainda oportunidade de intervir acerca de diversos aspectos da vida e da obra da poeta.

Os participantes tiveram também a possibilidade de apreciar algumas obras da poesia visual de Salette Tavares que expusemos, e manteremos expostas, na livraria, bem como de adquirir algumas reproduções dessas mesmas obras.

Por fim, para depois de jantar, estava reservado mais um momento muito especial: um espectáculo de electrónica experimental de Paulo Andringa, intitulado O Armário de Salette. A performance foi especialmente preparada para este evento e foi levada a cabo através de uma máquina – uma «geringonça» –, concebida e construída por Paulo Andringa, que fez uma leitura de Lex Icon. Tratando-se de uma autora que tanto promoveu a dimensão experimental das palavras e dos sons no seu trabalho, seria difícil imaginar um modo tão adequado, como o que Paulo Andringa aqui nos trouxe, para uma aproximação ao universo poético de Salette Tavares.

Convidamos, portanto, os nossos clientes a virem à Tigre de Papel conhecer este maravilhoso livro, o Lex Icon, a nossa primeira edição, que agora temos à venda na nossa livraria.