Resumo de 2017 para Todos| Conversa com Miguel Somsen e Hugo van der Ding
dia 12/01/2018

Agora que entrámos em 2018, importa olhar para as memórias ainda frescas de 2017 e fazer um balanço. É essa a ideia do livro Resumo de 2017 para Todos, que Miguel Somsen (MS) e Hugo van der Ding (HvdD) ontem apresentaram na Tigre de Papel.

Trata-se de um conjunto de resumos dos acontecimentos de 2017, organizados semanalmente. Esses resumos foram publicados todas as semanas por MS nas suas redes sociais e pretendem, segundo o autor, operar um trabalho sobre a brevidade e juntar, gerir e dar coerência à sobre-informação que caracteriza as redes sociais.

Recuperando a velha tradição dos anuários, Resumo de 2017 para Todos traduz o modo particular dos autores (MS escreveu os textos e HvdD é responsável pelas ilustrações) olham para o que se passa quotidianamente e fazem as suas escolhas sobre o que é mais ou menos relevante.

As ilustrações de HvdD seguem em parte os textos de MS mas compõem uma narrativa própria ao longo do livro. Trata-se basicamente de uma família e do modo como os vários membros dessa família vão vivendo alguns dos acontecimentos descritos. Além disso, há uma outra personagem – Maria Viana – que percorre todo o livro e que, segundo HvdD, é «uma actriz solitária que escreve coisas horríveis no Facebook».

A conversa de ontem decorreu, como não poderia deixar de ser, num tom muito informal e descontraído. Por entre perguntas, respostas, comentários e observações diversas, conversou-se sobre o método de trabalho dos autores, o modo como olham para a circulação de informação nos dias actuais ou sobre as escolhas que foram fazendo acerca da relevância dos acontecimentos que descrevem. Tendo em conta o plano de continuar este trabalho nos próximos anos, ficou apalavrado um novo encontro no início de 2019 para um resumo de 2018.