Livro dos Provérbios e das Reflexões

Pequenos textos escritos numa prosa cristalina que casa de forma surpreendente a profundidade filosófica de Nietzsche com a investigação freudiana acerca da psique.

Livro dos Provérbios e das Reflexões, de Arthur Schnitzler, é uma colectânea de pensamentos, aforismos e reflexões que revelam o espírito introspectivo e crítico do autor vienense. Publicada em 1927, a obra explora temas como o amor, a mortalidade, a natureza humana e a sociedade, revelando a sensibilidade filosófica e psíquica de Schnitzler, um dos grandes expoentes da literatura modernista de língua alemã.

O livro insere-se num período em que a Europa enfrentava mudanças profundas, marcadas pela crise  que se seguiu à Primeira Guerra Mundial e por transformações culturais intensas. Nesse contexto, nele ecoam as ansiedades e as incertezas de uma época singular, expostas numa linguagem concisa e elegante. Este conjunto de pequenos textos é considerado uma extensão do interesse de Schnitzler pela psicanálise e pela complexidade da condição humana, elementos recorrentes noutras obras suas, nomeadamente O Tenente Gustl e A História de Um Sonho, que inspirou o filme De Olhos bem Fechados, de Stanley Kubrick.

A recepção crítica do livro destacou a perspicácia do autor para sintetizar ideias profundas em aforismos sucintos e memoráveis. Os contemporâneos de Schnitzler compararam-no frequentemente a Nietzsche, devido à sua densidade filosófica, embora com um estilo mais acessível e introspectivo. Actualmente, a obra é apreciada pelo seu contributo para a literatura reflexiva e a análise dos dilemas morais e existenciais da modernidade.

autor/a
editora
ano de publicação 2025
género: Aforismos, Ensaio

17,90 

Outros livros de Arthur Schnitzler

Não diponíveis

Do mesmo género: Aforismos, Ensaio